Nosso site é melhor visualizado
na orientação portrait.

  25/09/2018   /  Escrito por Terrazzas

Como escolher um imóvel de acordo com sua situação financeira?

Após muitos anos vivendo de aluguel, finalmente você junta um bom dinheiro para dar entrada em um imóvel. Você inicia as buscas, começa a visitar apartamentos e casas, e é neste momento em que as primeiras dúvidas sobre a viabilidade desse investimento começam a surgir. 

Além disso, muitos amigos começam a sugerir que, por conta da crise econômica, este talvez não seja o melhor momento para investir uma soma tão grande de dinheiro. Pois bem, neste texto, ajudaremos você a responder algumas dúvidas e indicaremos, passo a passo, como escolher um imóvel!

1. Decida a finalidade do imóvel

Em primeiro lugar, é importante saber que o investimento imobiliário é absolutamente seguro.  O ano de 2016, aliás, apresenta-se como um ótimo período para adquirir um imóvel. Isso posto, a  primeira coisa que tem que estar bem clara é: por que estou realizando essa compra? 

Caso esteja procurando um local para investir em longo prazo, é fundamental pesquisar com cuidado os rumos do mercado e o plano diretor de sua cidade, observando as tendências de valorização de cada bairro e de cada região.

No entanto,  se o objetivo for comprar um apartamento para moradia, será necessário ter clareza sobre suas necessidades familiares e profissionais, pois elas vão te informar sobre o tipo de imóvel a ser adquirido: número de quartos, metragem, área de lazer, localização.

2. Pesquise — e muito — sobre a localização

Decidida a finalidade e a região preferencial, e tendo já realizado as primeiras visitas, uma pesquisa mais aprofundada sobre a localização se faz necessária — principalmente se estiver buscando um lugar para morar.

Vá até o bairro escolhido e pesquise sobre os serviços disponíveis (lojas, shoppings, bares, restaurantes etc.); realize um mapeamento dos locais de lazer; observe as rotas que podem ser realizadas entre o imóvel e seu local de trabalho; faça um levantamento sobre a lei de zoneamento do bairro e sobre o valor médio do IPTU; investigue a situação do transporte público.

Somente com tudo isso bem definido, você terá a certeza de estar realizando a melhor compra!

3. Averigue a situação do imóvel

Escolhido o principal pretendente, leve um amigo arquiteto ou engenheiro para avaliar a construção. Consulte o síndico do prédio para obter mais informações sobre o valor do condomínio e peça para um advogado analisar os documentos. Faça um levantamento da situação do imóvel em um cartório de registros e na prefeitura da cidade.

Lembre-se que os imóveis usados podem ser um ótimo investimento, desde que estejam em bom estado de conservação. E nunca se esqueça de que apartamentos mais antigos tendem a ter valores de condomínio maiores, por conta dos custos de manutenção do prédio.

Tenha, também, muito cuidado com a compra de imóveis na planta. Neste caso, é sempre bom realizar uma boa pesquisa sobre a incorporadora, para não sofrer com imprevistos, como a quebra da construtora ou o atraso na entrega do apartamento. 

4. Avalie com cuidado o financiamento

No que se refere à compatibilidade entre o investimento no imóvel e a sua situação financeira, a primeira regra é: não comprometa mais de 25% da sua renda mensal com as parcelas do financiamento.

Mesmo que tenha uma boa renda, tenha em mente que há a possibilidade de você precisar comprometer, no futuro, parte do seu orçamento familiar com alguma outra demanda — a escola dos filhos, algum tratamento hospitalar, uma viagem de estudos, entre outras. 

Além do mais, para não ter nenhuma surpresa desagradável, observe com cuidado as taxas que serão cobradas. Os juros, por exemplo, podem chegar a 13% ao ano, o que significa que, quanto maior for o total financiado, mais dinheiro terá de ser investido.

Fique de olho, também, nas taxas cartoriais, que podem chegar a 4% do valor total do imóvel. Uma boa negociação deve levar em conta todos os custos, para que você não comprometa nenhum outro planejamento financeiro! 

E aí, gostou do texto? Esperamos que estes quatro passos possam te ajudar a decidir como escolher um imóvel. E, para mais informações como essa, curta nossa página no Facebook.

FB Comments

Posts Relacionados

Obrigado pelo envio 
do seu Currículo.





Mensagem enviada
com sucesso!





Fechar

A Terrazzas liga pra você

Agende o contato de um de nossos consultores

Ligamos
Enviando
Fechar

Receba mais informações!

Insira seus dados abaixo e tenha acesso ao conteúdo exclusivo sobre o empreendimento.

CTA do Empreendimento (Mobile)
Enviando
Fechar

Baixe nosso E-Book e fique por dentro!

Preparamos conteúdos totalmente projetados para tornar seu dia-a-dia ainda melhor.

Download E-Book
Enviando
Fechar

Baixe as plantas do empreendimento!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Baixar Plantas
Enviando
Fechar

Conheça mais sobre o seu próximo bairro!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Guia do Bairro
Enviando
Fechar

Quer saber mais?

Insira seus dados abaixo e receba informações privilegiadas.

Coringa
Enviando
Fechar

Já está indo embora?

Deixe-nos saber a razão para que sempre possamos melhorar por você.

Saída
Enviando
Fechar

Fique por dentro das novidades

Enviaremos sempre conteúdo exclusivo e interessante para você!

Newsletter
Enviando
Fechar

Simule agora o seu financiamento

Saiba as condições exclusivas que a Terrazzas preparou para você ficar ainda mais próximo do seu próximo apartamento

Atualizado de acordo com as regras da CAIXA.
Fechar

Informe seu WhatsApp que entraremos em contato

Se preferir, entre em contato direto através do nosso WhatsApp: 31 8481-1353

Whatsapp
Enviando