Nosso site é melhor visualizado
na orientação portrait.

  11/12/2016   /  Escrito por admin

Um passeio por Belo Horizonte: conheça o bairro Funcionários!

Belo Horizonte é uma daquelas cidades que consegue misturar a modernidade, sem perder aquele estilo clássico. Por isso mesmo, é um bom lugar de se viver, tanto para jovens quanto para adultos.

Assim também é o bairro Funcionários, um dos mais tradicionais da cidade. Não há como não se apaixonar por suas vias arborizadas e pela sua paisagem contrastada entre casarões do século passado e grandes prédios residenciais. 

Venha fazer um tour conosco e conheça um pouco mais sobre esse bairro encantador!

Um pouco de história

A história do bairro Funcionários pode ser contada a partir do seu próprio nome. No final do século XIX, a sede do governo estadual foi transferida de Ouro Preto para a cidade de Belo Horizonte. A atual sede do governo mineiro foi, assim como Brasília, uma cidade planejada, construída e preparada, para só depois se tornar a nova sede do governo. 

O bairro Funcionários nasceu durante esse período de renovação. Ele foi criado com o propósito de abrigar os funcionários públicos que foram alocados da antiga capital para a nova — por isso o nome.

Com o desenvolvimento econômico da capital e um consequente aquecimento do comércio da região, o local foi se transformando, o que culminou com o desmembramento da região da Savassi, para se tornar um novo bairro.

O visual também foi modificado, com alguns velhos casarões dando lugar a novos edifícios residenciais. Hoje, a região tem um charme próprio que provém de uma mistura entre o clássico e o moderno.

Localização

O bairro Funcionários está situado dentro do cinturão privilegiado da Avenida do Contorno e é bem servido de outras importantes avenidas, como a Afonso Pena e a Getúlio Vargas. Logo, os seus moradores não perdem tempo com deslocamento.

Além disso, ele está cercado por outros bairros importantes da cidade como o Centro e a região comercial da Savassi. Essa localização privilegiada facilita a ida dos moradores para o trabalho, pois esses são dois importantes pólos econômicos da capital mineira.

Atrações culturais

Cultura é o que não falta na região. Os moradores do bairro Funcionários não precisam nem mesmo sair de lá para usufruírem das melhores opções culturais de Belo Horizonte.

Basta ir até a Praça da Liberdade, que possui um circuito cultural considerado o maior conjunto integrado de cultura do brasil. Ele é composto por 13 instituições dentre: acervos históricos, centro culturais, biblioteca e espaços de interatividade. Confira os principais:

  • Arquivo Público Mineiro: um espaço que registra toda a história de Minas Gerais desde o período colonial;
  • Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa: é uma biblioteca rica que propicia o livre acesso  a mais de 230 mil títulos disponíveis em acervo, de leitura informativa e literária;
  • Casa Fiat de Cultura: oferece mostras inéditas, reunindo acervos de coleções nacionais e internacionais. Além disso, são oferecidas palestras, sessões de cinema e atividades educativas para todos os públicos;
  • Centro Cultural Banco do Brasil: o centro é a quarta unidade do CCBB no país e possui um grande espaço para exposições temporárias e 2 exposições permanentes. Além de um teatro e salas multiuso para atividades audiovisuais, debates, oficinas e palestras;
  • Espaço do Conhecimento UFMG: aqui é estimulado o diálogo entre a ciência e outros aspectos do cotidiano. É um museu dinâmico, que utiliza recursos tecnológicos e audiovisuais para uma abordagem lúdica e interativa;
  • Palácio da Liberdade: além de ser a sede histórica do Governo do Estado, também é um dos principais cartões postais da cidade.

O bairro Funcionários ainda oferece diversas opções gastronômicas para quem não dispensa comer fora de vez em quando. Lá você encontra opções bem variadas, desde bares e cervejarias, até padarias e restaurantes temáticos.

É lá que estão a Cervejaria Brasil, tradicional cervejaria de BH, Casa Bonomi, padaria famosa por sua qualidade, que tem inspiração francesa, e o restaurante Maharaj, que além de servir a tradicional comida indiana, possui um espaço cultural com exposições que contam um pouquinho da história do país.

Com tantas opções, não é à toa que o bairro Funcionários é considerado um dos melhores lugares para se viver em Belo Horizonte.

Curtiu as dicas? Quer saber mais sobre imóveis antes de investir em um? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades.

FB Comments

Posts Relacionados

Obrigado pelo envio 
do seu Currículo.





Fechar

A Terrazzas liga pra você

Agende o contato de um de nossos consultores

Ligamos
Enviando
Fechar

Receba mais informações!

Insira seus dados abaixo e tenha acesso ao conteúdo exclusivo sobre o empreendimento.

CTA do Empreendimento (Mobile)
Enviando
Fechar

Baixe nosso E-Book e fique por dentro!

Preparamos conteúdos totalmente projetados para tornar seu dia-a-dia ainda melhor.

Download E-Book
Enviando
Fechar

Baixe as plantas do empreendimento!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Baixar Plantas
Enviando
Fechar

Conheça mais sobre o seu próximo bairro!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Guia do Bairro
Enviando
Fechar

Quer saber mais?

Insira seus dados abaixo e receba informações privilegiadas.

Coringa
Enviando
Fechar

Já está indo embora?

Deixe-nos saber a razão para que sempre possamos melhorar por você.

Ligamos
Enviando
Fechar

Fique por dentro das novidades

Enviaremos sempre conteúdo exclusivo e interessante para você!

Newsletter
Enviando
Fechar

Simule agora o seu financiamento

Saiba as condições exclusivas que a Terrazzas preparou para você ficar ainda mais próximo do seu próximo apartamento

Financiamento (Mobile)
Enviando
Fechar

Informe seu WhatsApp que entraremos em contato

Se preferir, entre em contato direto através do nosso WhatsApp: 31 8481-1353

Whatsapp
Enviando