Nosso site é melhor visualizado
na orientação portrait.

  23/06/2016   /  Escrito por Terrazzas

Crise econômica: é um momento seguro para investir no mercado imobiliário?

Com a crise econômica que estamos vivendo no Brasil as pessoas ficam se perguntando o que devem fazer com o dinheiro guardado. As mais conservadoras preferem recorrer à poupança, mesmo diante da baixa remuneração. As mais ousadas acreditam que o momento é de aproveitar as oscilações do mercado financeiro e arriscam em aplicações nas bolsas. Porém, do extremo conservador até o pessoal mais ousado, sempre há quem se lembra do mercado imobiliário como uma alternativa de investimento.

Mas será que o momento é seguro para investir nesse segmento? Continue lendo o post e descubra!

Oferta e procura

Como em qualquer setor, a lei da oferta e da procura é uma das que interferem no mercado imobiliário. Assim, em momentos de economia favorável, quando o poder aquisitivo da população está em alta, naturalmente há maior procura por imóveis.  

De acordo com o IBGE, o déficit habitacional brasileiro supera a casa das 5 milhões de unidades. Em outro levantamento, a Fundação Getúlio Vargas indica que seriam necessários investimentos anuais da ordem de R$ 76 bilhões para que esse déficit fosse zerado até 2024.

Contudo, ao invés de crescer, os investimentos no mercado imobiliário foram reduzidos o que levou a atividade para uma situação de baixa. Estocadas, as construtoras estão produzindo menos, como sinaliza a pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção que foi consolidada pelo Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP). Segundo o apurado pela pesquisa, em 2015, a cidade de São Paulo registrou queda de 38% nos lançamentos imobiliários. Isto porque, com o menor volume de vendas, os empreendedores têm priorizado a venda dos imóveis que têm estocados, o que é necessário para que permaneçam ativos. Mesmo assim, o volume de vendas continua caindo, inclusive em função das novas condições de crédito.

Financiamento com novas regras

Pelas regras atuais do financiamento para imóveis usados concedido pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH), o limite de crédito se restringe a 70% do valor do bem. Isso torna as transações com imóveis usados mais limitadas. Cabe considerar que, muitas vezes, a pessoa que adquire um imóvel novo precisa vender um usado. Portanto, se numa ponta as transações estão menos favorecidas, a outra acaba sendo afetada.

Além disso, as taxas de juros altas também estão dificultando a tomada de empréstimo para a compra de imóveis novos ou usados, o que também acaba pressionando a procura por imóveis para patamares mais baixos.

Preços mais baixos

Com a atual situação econômica os preços dos imóveis foram realinhados em valores mais baixos, o que torna o momento bastante favorável para o comprador. Considerando a perspectiva de normalização da economia nacional que, mais dia, menos dia, acontecerá, quem comprar um imóvel agora terá chances muito boas de ganhar com a valorização futura. 

Boas condições para quem compra

Tudo isso significa que os compradores que estão capitalizados e que têm condições de fazer pagamentos à vista, ou mesmo aqueles que têm dinheiro suficiente para dar uma boa entrada, podem encontrar boas oportunidades de negociação. Inclusive, esta é uma situação que favorece bastante quem escolhe investir em imóveis na planta. Com dinheiro na mão é sempre possível obter descontos consideráveis das construtoras. 

Por fim, também é importante ressaltar que, como em qualquer época, o imóvel significa um investimento sólido que, além de preservar o valor investido, tem real capacidade de valorização. Com estas característica, as oportunidades de investimento no mercado imobiliário são sempre interessantes. 

E você? Costuma investir em imóveis? Deseja investir seu dinheiro agora? Aproveite para ler nosso artigo sobre como escolher a localização de um imóvel!

FB Comments

Posts Relacionados

Obrigado pelo envio 
do seu Currículo.





Fechar

A Terrazzas liga pra você

Agende o contato de um de nossos consultores

Ligamos
Enviando
Fechar

Receba mais informações!

Insira seus dados abaixo e tenha acesso ao conteúdo exclusivo sobre o empreendimento.

CTA do Empreendimento (Mobile)
Enviando
Fechar

Baixe nosso E-Book e fique por dentro!

Preparamos conteúdos totalmente projetados para tornar seu dia-a-dia ainda melhor.

Download E-Book
Enviando
Fechar

Baixe as plantas do empreendimento!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Baixar Plantas
Enviando
Fechar

Conheça mais sobre o seu próximo bairro!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Guia do Bairro
Enviando
Fechar

Quer saber mais?

Insira seus dados abaixo e receba informações privilegiadas.

Coringa
Enviando
Fechar

Já está indo embora?

Deixe-nos saber a razão para que sempre possamos melhorar por você.

Ligamos
Enviando
Fechar

Fique por dentro das novidades

Enviaremos sempre conteúdo exclusivo e interessante para você!

Newsletter
Enviando
Fechar

Simule agora o seu financiamento

Saiba as condições exclusivas que a Terrazzas preparou para você ficar ainda mais próximo do seu próximo apartamento

Financiamento (Mobile)
Enviando
Fechar

Informe seu WhatsApp que entraremos em contato

Se preferir, entre em contato direto através do nosso WhatsApp: 31 8481-1353

Whatsapp
Enviando