Nosso site é melhor visualizado
na orientação portrait.

  26/05/2017   /  Escrito por Terrazzas

Como montar uma cozinha compacta e funcional

Foi se o tempo em que era preciso dispor de muito espaço para criar um ambiente otimizado. Hoje em dia, é possível montar uma cozinha compacta e funcional fazendo uso de pequenos truques, como a disposição certa dos móveis ou até mesmo a escolha da cor para o cômodo.

Para ajudar você a usufruir totalmente do espaço disponibilizado no seu apartamento compacto, separamos algumas dicas para deixar a sua cozinha mais funcional sem que seja preciso abrir mão da originalidade e da beleza. Confira!

1. Organize os eletrodomésticos e os móveis de forma inteligente para ganhar espaço

A tríade fogão, pia e geladeira deve estar alinhada para facilitar o fluxo durante o preparo dos alimentos. Mantenha sempre a pia entre o fogão e a geladeira para, assim, separar os eletrodomésticos quentes dos frios.

Na hora de escolher a geladeira, lembre-se de observar a abertura da porta. Se ela abrir apenas para a direita, dê preferência de disposição à direita da pia para facilitar o manuseio.

Os móveis planejados, como armários e bancadas, são ótimas opções para uma cozinha compacta e funcional, pois são elaborados de acordo com a área disponível, aproveitando bem todos os espaços, inclusive os cantos das paredes. Dê preferência para puxadores que não sejam sobressalentes.

A coifa é outro elemento importante em cozinhas pequenas. Uma boa ventilação do ambiente garante mais conforto para quem está cozinhando, além de evitar que cheiros e odores se espalhem pela casa.

Lembre-se de que é necessário deixar um espaço de pelo menos 90 cm para a circulação, garantindo a boa abertura de armários e dos eletrodomésticos.

Outra boa dica para uma cozinha compacta e funcional é colocar armários ou nichos com mais de 40 cm de profundidade na parede oposta à dos eletrodomésticos.

2. Opte por móveis e acessórios auxiliares

Os móveis auxiliares com rodízio, como buffets e carrinhos gourmet, são ótimas alternativas para cozinhas pequenas. Eles podem ser mudados de lugar, de acordo com a necessidade, e ser guardados em qualquer espaço disponível, como entre dois móveis ou ao lado do fogão. Práticos, eles facilitam na hora do preparo ou de servir uma refeição.

E se falta lugar para organizar os seus utensílios, ganchos e prateleiras são as soluções que você precisa. As prateleiras verticalizam a decoração, criando espaço funcional nas paredes. Além de organizar seus pratos, canecas, temperos e outros itens, o uso de ganchos, deixando os utensílios à mostra, colabora para a composição do cômodo.

Ainda, ganchos são ótimos para ganhar espaço na hora de planejar variadas funcionalidades da cozinha, como a disposição de panelas e a organização dos panos de prato e de limpeza. 

3. Não exagere na decoração: menos é mais em uma cozinha compacta e funcional

Não há necessidade de muitas peças para decorar um ambiente compacto. Como vimos antes, você pode utilizar a própria disposição dos elementos a favor da decoração.

Mas para não deixar de lado a sua identidade ao montar uma cozinha compacta e funcional, as passadeiras, os tipos de móveis e de pisos e as cores das paredes podem ser escolhidos de acordo com o seu estilo individual (retrô, moderno ou minimalista, por exemplo). 

4. Use as cores como forma de ampliar o ambiente

As cores mais claras, como o off-white, dão uma sensação de amplitude para a cozinha compacta e funcional. Você pode optar por aplicar essas cores nas paredes, nos móveis e até nos revestimentos.

E para quebrar o aspecto frio dos tons claros, você pode usar ladrilhos decorativos em uma parte da parede, como entre a pia e o armário, ou abusar das cores nos acessórios de cozinha.

5. Faça da iluminação uma aliada para otimizar o espaço

A iluminação é um fator importante para qualquer tipo de cozinha. Mas, para uma cozinha compacta e funcional, ela pode ser utilizada como fator de otimização do ambiente.

Opte por lâmpadas brancas na parte inferior dos armários superiores e também na coifa. A iluminação em trilhos sobre a bancada também evita cantos escuros e cria pontos focais de luz.

Agora que você já aprendeu como montar uma cozinha compacta e funcional, que tal conhecer 8 formas de aproveitar melhor o seu home office

FB Comments

Posts Relacionados

Obrigado pelo envio 
do seu Currículo.





Fechar

A Terrazzas liga pra você

Agende o contato de um de nossos consultores

Ligamos
Enviando
Fechar

Receba mais informações!

Insira seus dados abaixo e tenha acesso ao conteúdo exclusivo sobre o empreendimento.

CTA do Empreendimento (Mobile)
Enviando
Fechar

Baixe nosso E-Book e fique por dentro!

Preparamos conteúdos totalmente projetados para tornar seu dia-a-dia ainda melhor.

Download E-Book
Enviando
Fechar

Baixe as plantas do empreendimento!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Baixar Plantas
Enviando
Fechar

Conheça mais sobre o seu próximo bairro!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Guia do Bairro
Enviando
Fechar

Quer saber mais?

Insira seus dados abaixo e receba informações privilegiadas.

Coringa
Enviando
Fechar

Já está indo embora?

Deixe-nos saber a razão para que sempre possamos melhorar por você.

Ligamos
Enviando
Fechar

Fique por dentro das novidades

Enviaremos sempre conteúdo exclusivo e interessante para você!

Newsletter
Enviando
Fechar

Simule agora o seu financiamento

Saiba as condições exclusivas que a Terrazzas preparou para você ficar ainda mais próximo do seu próximo apartamento

Financiamento (Mobile)
Enviando
Fechar

Informe seu WhatsApp que entraremos em contato

Se preferir, entre em contato direto através do nosso WhatsApp: 31 8481-1353

Whatsapp
Enviando