Nosso site é melhor visualizado
na orientação portrait.

  06/06/2016   /  Escrito por Terrazzas

7 dicas para montar um jardim vertical

Em uma época em que os espaços estão cada vez mais enxutos, o jardim vertical pode ser uma ótima opção para quem quer ter um pouco de verde em casa. 

Além das varandas, as paredes vivas podem ser feitas até mesmo na sala ou em outros cômodos da casa. Outra opção interessante é aprovar os muros e fachadas externas

O jardim vertical ainda deixa a temperatura do ambiente mais agradável e colabora com a diminuição dos efeitos do gás carbônico na atmosfera.

Eles conquistaram o paisagismo no Brasil e estão deixando os centros urbanos com mais áreas verdes, combatendo as ilhas de calor. Quer saber como se monta um jardim vertical? Então continue lendo!

1 – Aproveite vasos e treliças

Para construir um jardim vertical você pode utilizar uma treliça metálica e alguns vasos. Primeiro, você vai precisar chumbar a treliça no muro e, depois, é só pendurar os vasos.

O ideal é que essa treliça receba um tratamento antes para resistir às intempéries. A tela de alambrado também é uma alternativa e já vem pronta para utilizar. 

2 – Recicle garrafas PET

É possível reutilizar as garrafas plásticas que geralmente jogamos fora para construir um jardim vertical. Essa sugestão é ideal para áreas pequenas e, além de contribuir para compor uma área verde, ainda é uma atitude sustentável! 

As garrafas se tornam vasos e ficam suspensas, amarradas em cordas de varais, por exemplo. Mas você pode usar sua criatividade e criar modelos lindos de jardins suspensos. 

3 – Plante em blocos pré-moldados 

Para fazer jardins verticais existem muitas técnicas práticas, como o método do bloco pré-moldado, que pode ser de concreto fundido ou socado, formando jardineiras contínuas ou em zigue-zague na parede. 

Esses modelos de blocos são ótimos para muros impermeabilizados ou até mesmo sem nenhum apoio, pois eles possuem nichos para passar vigas que os sustentem. 

4 – Utilize as técnicas Wall Green e Ceramic

Esses kits de Wall Green são ótimos para montagem de jardins verticais. Seu sistema de encaixe modular é fácil e você pode compor o jardim da forma que preferir. Geralmente sua estrutura é de plástico injetado.

Já a técnica Wall Ceramic tem a mesma ideia, mas são blocos feitos de cerâmica que podem ser fixados nos muros com argamassa. Pode dar um pouco mais de trabalho, pois é necessário impermeabilizar o painel com produtos que não prejudiquem as plantas. Em painéis maiores é recomendado instalar um sistema profissional de irrigação e gotejamento.

5 – Compre vasos no formato de meia lua

Esse modelo de vaso é ideal para decorar espaços em apartamentos pequenos. A distribuição vertical vai depender do estilo e do gosto da pessoa, mas é bom não variar muito o material dos vasos para garantir mais harmonia no jardim suspenso.

6 – Crie quadros vivos como jardim vertical

Os quadros verdes também são uma forma bem criativa de investir em jardim vertical. Escolha um local mais iluminado e fixe um quadro com parafusos e buchas.

A sua estrutura precisa ser vedada para evitar umidade e vazamentos. As composições verdes ficam maravilhosas! 

7 – Opte por plantas simples de cuidar

Seja qual for a forma de jardim vertical que você escolher, mesmo que seja possível o uso de diversas plantas, opte sempre pelas mais simples de cuidar.

Por ser um jardim vertical, pode ser complicado plantar espécies que requerem mais cuidado. Para blocos e vasos mais fundos, o ideal é escolher plantas com raízes mais superficiais, como peperômia e dinheiro-em-penca.

Mas o que tem feito mais sucesso são as suculentas e mini cactos, já que são mais resistentes e não precisam de irrigação e outros cuidados constantes. 

Um jardim vertical pode ser a solução que faltava para que sua casa se torne mais aconchegante e fresquinha. Gostou das dicas, mas ficou alguma dúvida? Então deixe um comentário aqui no post!

FB Comments

Posts Relacionados

Obrigado pelo envio 
do seu Currículo.





Fechar

A Terrazzas liga pra você

Agende o contato de um de nossos consultores

Ligamos
Enviando
Fechar

Receba mais informações!

Insira seus dados abaixo e tenha acesso ao conteúdo exclusivo sobre o empreendimento.

CTA do Empreendimento (Mobile)
Enviando
Fechar

Baixe nosso E-Book e fique por dentro!

Preparamos conteúdos totalmente projetados para tornar seu dia-a-dia ainda melhor.

Download E-Book
Enviando
Fechar

Baixe as plantas do empreendimento!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Baixar Plantas
Enviando
Fechar

Conheça mais sobre o seu próximo bairro!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Guia do Bairro
Enviando
Fechar

Quer saber mais?

Insira seus dados abaixo e receba informações privilegiadas.

Coringa
Enviando
Fechar

Já está indo embora?

Deixe-nos saber a razão para que sempre possamos melhorar por você.

Ligamos
Enviando
Fechar

Fique por dentro das novidades

Enviaremos sempre conteúdo exclusivo e interessante para você!

Newsletter
Enviando
Fechar

Simule agora o seu financiamento

Saiba as condições exclusivas que a Terrazzas preparou para você ficar ainda mais próximo do seu próximo apartamento

Financiamento (Mobile)
Enviando
Fechar

Informe seu WhatsApp que entraremos em contato

Se preferir, entre em contato direto através do nosso WhatsApp: 31 8481-1353

Whatsapp
Enviando