Nosso site é melhor visualizado
na orientação portrait.

  29/06/2016   /  Escrito por Terrazzas

6 perguntas essenciais sobre compra de imóveis

Grandes sonhos e grandes investimentos precisam ser bem estudados antes que qualquer decisão seja tomada, e, quando o assunto é o primeiro apartamento, várias perguntas sobre compra de imóveis surgem.

Isto é uma reação óbvia e necessária, considerando que, além dos aspectos emocionais de adquirir um bem substancial, a compra de um apartamento também pode envolver um comprometimento financeiro em longo prazo, em que nem mesmo aqueles profissionais com estabilidade de emprego podem prever o que pode acontecer para atrapalhar o planejamento.

Mas isto é motivo para desistir? Claro que não! É motivo para se informar mais e melhor. Com estas perguntas essenciais e suas respostas que apresentamos a seguir, uma parte de sua pesquisa já estará feita, então, acompanhe!

Como saber se o valor do imóvel é justo?

Para quem sempre alugou apartamento ou está saindo da casa dos pais, a inexperiência com compras de imóveis pode causar insegurança.

Para saber se o valor do imóvel é justo, compare o preço de outros apartamentos no próprio prédio e na região, com mesma metragem e andares similares. Dividindo o valor total pela metragem, será possível descobrir o valor do metro quadrado da região.

Analise também a área de lazer e o potencial do bairro, pois tudo isto é considerado no valor do apartamento.

Quais as maneiras de comprar um apartamento?

Existem diversas maneiras de comprar um apartamento, e cada uma delas tem condições, vantagens e desvantagens diferentes. As principais são:

Compra à vista

Apesar de parecer incomum, algumas pessoas podem ter o valor investido, herdado ou recebido por meio de outra venda. Nestes casos, é preciso verificar o valor do desconto pelo pagamento à vista comparando com o rendimento de um bom investimento.

Financiamento

Pode ser feito por diversas instituições financeiras ou com a construtora. É preciso avaliar taxas de juros e pagamentos intermediários. Normalmente, o financiamento pela construtora vale a pena enquanto a construção ainda não está finalizada. Depois de entregue, o financiamento por meio de bancos é mais vantajoso.

Consórcio imobiliário

Comprar um apartamento com consórcio imobiliário compreende o uso de uma carta de crédito em determinado valor contratado que você paga proporcionalmente todo mês. A carta pode ser sorteada ou retirada por meio de um lance. Nestes casos, antes de achar o apartamento ideal, é preciso se preocupar em ter a carta antes.

O pagamento à vista ou financiado ainda possui diversas variáveis, com as duas opções unidas, com o uso de FGTS, taxas especiais de investidores, e muitas outras.

Quando é possível utilizar o FGTS?

Para usar o Fundo de Garantia, é preciso escolher um imóvel residencial dentro do valor preestabelecido de R$ 750.000,00 nos principais estados, não ter sido financiado anteriormente dentro deste mesmo benefício, e ser o primeiro imóvel do beneficiário dentro do município e região.

Quais as principais despesas com documentação?

A compra de um imóvel pode ser burocrática e costuma variar conforme cada estado brasileiro. Mas as principais despesas envolvem:

  • ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis) aplicado sobre o valor do imóvel;

  • Registro de Compra, emitido pelos cartórios e que certifica a compra;

  • Escritura do imóvel (salvo quando a compra for feita por meio de financiamento).

É possível obter descontos nos impostos e taxas da compra de um imóvel?

Em alguns estados, impostos e taxas de cartório têm desconto de até 50% na compra do primeiro imóvel, mas é preciso ficar atento, pois os funcionários dos cartórios somente os aplicam se for solicitado.

Quanto devo comprometer da minha renda com o financiamento?

Para conseguir um financiamento, as instituições financeiras pedirão a comprovação de renda, seja o holerite ou a movimentação bancária dos últimos meses, e ela mesmo concederá o financiamento baseado em um comprometimento saudável da sua renda, que gira em torno de 30%.

Além do apartamento, é preciso considerar outros valores neste projeto, como os móveis, as taxas de condomínio e as despesas emergenciais.

Existem muitas outras perguntas sobre compra de imóveis, mas partindo de um ponto inicial, elas ficarão cada vez mais específicas com sua realidade. O mercado imobiliário guarda oportunidades incríveis, sejam em épocas aquecidas ou mais escassas, por isso, não desista!

Se seus amigos também estão pensando em comprar um apartamento, compartilhe esta informação com eles em suas redes sociais!

FB Comments

Posts Relacionados

Obrigado pelo envio 
do seu Currículo.





Fechar

A Terrazzas liga pra você

Agende o contato de um de nossos consultores

Ligamos
Enviando
Fechar

Receba mais informações!

Insira seus dados abaixo e tenha acesso ao conteúdo exclusivo sobre o empreendimento.

CTA do Empreendimento (Mobile)
Enviando
Fechar

Baixe nosso E-Book e fique por dentro!

Preparamos conteúdos totalmente projetados para tornar seu dia-a-dia ainda melhor.

Download E-Book
Enviando
Fechar

Baixe as plantas do empreendimento!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Baixar Plantas
Enviando
Fechar

Conheça mais sobre o seu próximo bairro!

Cadastre-se abaixo e receba conteúdo exclusivo que a Terrazzas preparou para você.

Guia do Bairro
Enviando
Fechar

Quer saber mais?

Insira seus dados abaixo e receba informações privilegiadas.

Coringa
Enviando
Fechar

Já está indo embora?

Deixe-nos saber a razão para que sempre possamos melhorar por você.

Ligamos
Enviando
Fechar

Fique por dentro das novidades

Enviaremos sempre conteúdo exclusivo e interessante para você!

Newsletter
Enviando
Fechar

Simule agora o seu financiamento

Saiba as condições exclusivas que a Terrazzas preparou para você ficar ainda mais próximo do seu próximo apartamento

Financiamento (Mobile)
Enviando
Fechar

Informe seu WhatsApp que entraremos em contato

Se preferir, entre em contato direto através do nosso WhatsApp: 31 8481-1353

Whatsapp
Enviando